Início » Não perca, Notícias

Mostra Invernada dos Negros

29 de novembro de 2010 1.461 views Sem Comentários

Mostra Invernada dos Negros revela faces de uma saga de resistência cultural

O projeto de fotografia e vídeo intitulado Invernada dos Negros, premiado e realizado no âmbito do I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras (2010), será apresentado ao público a partir de outubro, com exposições nas cidades de Campos Novos, Lages e Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Caxias do Sul (RS). A mostra é formada por um acervo de imagens documentais e também rituais – pelos suportes da fotografia e do vídeo – dos herdeiros de uma terra e de uma história singulares do escravismo no sul do Brasil. Entre os personagens registrados, alguns jamais haviam realizado um retrato fotográfico convencional.
No território de Campos Novos, Santa Catarina, um reduto de afro-descendentes mantém viva a memória de escravos herdeiros de uma antiga fazenda do planalto catarinense. O lugar chama-se Corredeira, mas na tradição oral dos moradores da região ainda é a Invernada dos Negros – como ficaram conhecidos os campos e pinhais doados por um  fazendeiro aos seus escravos, no ano de 1877. Um território que foi, ao longo de três gerações, disputado e retalhado por interesses econômicos. Despossuídos e dispersos, os herdeiros da Invernada atravessaram um século de anonimato até alcançarem, recentemente, o reconhecimento de sua herança e de sua identidade pela sociedade envolvente.
A instalação de imagens é composta por 35 fotografias em preto e branco, com projeção simultânea de um filme documentário. Além do ambiente da mostra, foi produzido um conjunto de peças gráficas: uma série de sete retratos em cartões postais (com tiragem de 500 postais de cada retrato); um catálogo de 32 páginas com imagens da Invernada (500 exemplares); cartazes de divulgação e site do projeto (www.invernadadosnegros.com.br).
O projeto Invernada dos Negros tem autoria de André Costantin, roteirista e diretor cinematográfico, e Daniel Herrera, fotógrafo profissional e montador cinematográfico.
A mostra estréia em Campos Novos (SC), território da Invernada, entre os dias 22 de outubro e cinco de novembro. Depois segue para Lages (SC), de 10 a 24 de novembro, e São Paulo (SP), nos dias 18 e 19 de dezembro. As datas das mostras em Florianópolis e Caxias do Sul ainda serão definidas.
Quando: 18 e 19/12 Feira Preta (Espaço dos Imigrantes) – Rodovia Imigrantes KM 1,5 – Jabaquara
Mais informações: www.invernadadosnegros.com.br

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...Loading...

Deixe o seu Comentário!

Deixe o seu comentário em baixo. Pode seguir os comentários através do RSS Feed.

Seja educado, não insulte e não faça offtopic. Obrigado.

Pode utilizar as seguintes tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este blog utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie um em Gravatar.com.